sexta-feira, 25 de março de 2011

Seguem algumas alterações no Hinário Nº 5 da CCB:



1. Hino 210 - Se de Cristo o Nome amares

Quando a irmandade canta o coro deste hino, canta com notas pontuadas que não existem atualmente. No hinário 5 será alterado para se adequar à forma que a irmandade canta. Na primeira pentagrama do coro teremos pontuadas na primeira frase ("Nome bom, e fiel") e na terceira frase ("Defensor de Israel").


2. Hino 127 - Jesus Foi Ao Céu Preparar

Onde está: "Brevemente em nuvens eu voltarei; à Glória vos levarei"
Mudará para: "Brevemente em nuvens retornará; seus santos levará"
(Nesse caso foram somadas as 2 semicolcheias do final em 1 única colcheia).


3. Hino 272 - Dia feliz

Apesar do hino estar escrito corretamente, a irmandade e os músicos acentuam a frase "DIA FELIZ" de forma incorreta e fica "DIÁ FELIZ", ou seja, com um acento incorreto na palavra DIA. Para corrigir este defeito, a fórmula de compasso deste hino será alterada (ela disse não se lembrar para qual fórmula de compasso) e a poesia será modificada. O início do hino será: "Um grande bem, precioso bem, eu recebi do Criador...".

4. Hino 88 - Sinto gozo em falar do Salvador

Quando o hinário 4 foi feito, não havia problema em utilizar a palavra "gozo", porém atualmente existe muita malícia quando se utiliza esta palavra. Desta forma, no hinário 5 não terá a palavra "gozo". Neste hino, além desta palavra, existia um dificuldade em cantar a segunda frase "Ele é todo amor, todo amor". O início deste hino será: "Regozijo-me falar do Salvador, que me concedeu imenso amor...".

5. Hino 345 - Com fé espera no Senhor

Este hino será escrito com 4 pentagramas. Não terá fermata no primeiro e segundo pentagrama. No quarto pentagrama (que era a repetição do segundo pentagrama) terá a fermata que já tem atualmente e terá uma fermata no final.

6. Hino 280 - Do sepulcro ressurgiu triunfante

A dificuldade deste é cantar o "si bemol grave" que aparece em vários lugares. Esta nota será substituída por um "mi bemol" quando tiver uma nota sol antes do si bemol e por um "fá bemol" quando tiver uma nota lá antes do si bemol.

7. Hino 4 - Grandioso és Tu

Alguns finais de frase deste hino são acentuados incorretamente, apesar da música estar correta. Na primeira estrofe onde está escrito "Rei da Verdade", a irmandade canta como se tivesse um acento no final: "Rei da Verdadê". Para corrigir isto, a música será modificada neste trecho e em outros trechos semelhantes. No lugar de uma colcheia e uma mínima, teremos uma semínima e uma semínima pontuada. Desta forma, sai a forma sincopada. Neste hino também foi orientado o final "poco rall", que deve bem executado.

8. Hino 99 - Novos céus nós aguardamos

Da mesma forma que o hino 4, alguns finais da semi frase deste hino são acentuados incorretamente, apesar da música estar correta. Na primeira estrofe onde está escrito "Novos céus nós aguardamos", a irmandade canta como se tivesse um acento: "Novos céus nós aguardamôs". Para corrigir isto, a música será modificada nestes compassos. No lugar de uma colcheia e duas semínimas ligadas, teremos duas semínimas pontuadas. Além disto, será retirado o "rallentando" do final do coro.

9. Hino 223 - Todos juntos, jubilemos

Neste hino tem uma dificuldade no canto da segunda estrofe: "Ele é o Alfa e o Ômega, é o Primeiro e o Derradeiro". Além disso sempre tem gente dizendo que a palavra não é ÔMEGA mas sim é OMÉGA. Este trecho será alterado para "Jesus Cristo, nosso Mestre, é o Primeiro e o Derradeiro...".


10. Hino 336 - Jesus disse: O Pai celestial vê

Para tristeza dos violinistas, o arpejo no final da estrofe será retirado e a harmonia será modificada. No final os arpejos continuam, mas será tocado por todos e será cantado pela irmandade. No lugar de "Louvai, buscai, o reino eternal dos céus" será: "Glória, sempiterna glória, ao Deus vivo nosso Pai celestial". Este hino terá outras alterações na poesia.

11. Hino 380 - Vinde a Mim!

O coro será modificado e as notas ligadas deixarão de existir. Como ficará o coro deste hino:

"Vinde a mim vós todos cansados e oprimidos"
Falou o grande Mestre, Jesus, o Redentor.
Pois seu fardo é leve, seu jugo é suave;
Só Ele traz alívio, perdão ao pecador.

12. Hino 402 - Granjeai, granjeai os talentos

Existem alguns hinos longos no hinário 4. Em alguns destes hinos foi retirada uma estrofe. Outros hinos foram modificados para que a irmandade cante as estrofes e o coro será cantado apenas no final. Este é o caso do hino 402.

13. Hino 273 - Não tardará a volta do Senhor

Os hinos que têm notas muitas agudas, como é o caso do 273 que tem a nota sol aguda no coro, serão modificados. A tonalidade do hino 273 será alterada de DO para LÁ BEMOL.

· Não haverá hinos com melodias repetidas (caso de 2 hinos do hinário atual).
· Em todos os hinos será informada a velocidade, contendo a velocidade mínima e a velocidade máxima.

Ao que tudo indica o novo hinário terá 486 hinos e será lançado na Assembléia de 2011.

Deus abençoe a todos

 





9 comentários:

  1. Discordo de algumas alterações, principalmente sobre a palavra "gozo", mas não vou entrar no mérito da questão, pois meu objetivo aqui é louvar a Deus e não debater.
    Seja bem vindo o novo hinário, assim louvaremos o Criador com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Hino 273, no Hinário nº 5, está em Sib Maior e não em Láb Maior. Pentagrama é nome masculino. Portanto é: "No primeiro pentagrama".

      Excluir
  2. A Paz de Deus!

    Estou ansiosa para que o hinário chegue logo!

    muito bom o blog! Edificante!

    A.P.
    Valinhos - SP

    ResponderExcluir
  3. Caro Irmão

    NUNCA DESISTA

    Vou adoptar este lema para a minha vida- pois Deus não deve querer que eu Desista do desejo ardente do meu coração.

    Irmão,

    Comecei a assistir ao culto à pouco tempo - tenho ido todas as semanas e todos os dias tenho orado.
    Cheguei ao culto pela mão de uma amiga de longa data, que sempre esteve presente na minha vida e eu na dela- ela sabia, pois Deus já lhe tinha falado que ia haver uma epoca da minha vida que iria precisar da Sua Ajuda.

    Irmãos,

    Eu quero acreditar que Deus está a preparar a obra na minha vida - tenho lhe suplicado todos os dias e já fiz os meus votos.

    ELE tem falado comigo, pois todos os dias peço a Sua palavra- tento ficar atenta a tudo o que se passa à minha volta e tudo o que acontece para ver se é um sinal.

    Quando vou ao culto o meu coração sai feliz, a minha alma sai feliz - mas quando chego a casa ou quando passa algum tempo, começo a duvidar, começo a ter maus pensamentos, pensamentos negativos, como se duvidasse.....Eu quero ter sempre fé e não quero desistir....

    Precisava de falar com alguns irmãos, como fazer?

    Muito Obgda e Deus nos abençoe a todos

    ResponderExcluir
  4. muito lindo este site . Deus abençoe

    liliane

    ResponderExcluir
  5. irmao apdds como eu faço pr baizar os 486 hinos cantados do hinario novo
    deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, ainda não possuo e nem sei onde possa baixar. Deus te abençoe.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...