terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PAULO E TIAGO ESTÃO SE CONTRADIZENDO? NÃO!


Tiago e Paulo estariam em contradição se estivessem falando da mesma coisa, mas há várias indicações no texto de que não foi este o caso. Paulo está falando da justificação perante Deus, ao passo que Tiago está falando da justificação perante os homens. Isso se evidencia pelo fato de que Tiago enfatiza que devemos "mostrar" (2:18) a nossa fé. Tem de ser algo que possa ser visto pelos outros em "obras" (2:18-20).
Tiago reconheceu que Abraão foi justificado perante Deus pela fé, não por obras, ao dizer: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça" (2:23). Quando ele acrescenta que Abraão foi justificado "por obras" (v. 21), ele está falando do que Abraão fez que podia ser visto pelas pessoas, ou seja, do oferecimento de seu filho Isaque no altar (2:21-22).
Paulo, por sua vez, está destacando a raiz da justificação (a fé), enquanto Tiago está destacando o fruto da justificação (as obras). Ambos, porém, reconhecem essas duas coisas. Logo depois de afirmar que somos "salvos pela graça, mediante a fé" (Ef 2:8-9), Paulo rapidamente acrescenta: "somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Ef 2:10). De igual modo, logo depois de declarar que "não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou" (Tt 3:5-7), Paulo compele "os que têm crido em Deus [que] sejam solícitos na prática de boas obras" (Tt 3:8). A relação entre Paulo e Tiago pode ser resumida da seguinte maneira:

PAULO
Justificação perante Deus
A raiz da justificação
Justificação pela fé
A fé como produtora de obras

TIAGO
Justificação diante dos homens
O fruto da justificação
Justificação pelas obras
As obras como aprova de que há fé

( Norman Geisler )

Um comentário:

  1. A PAZ DE DEUS. QUERO AQUI EXPRESSAR O QUE DEUS ME FEZ ENTENDER QUANTO A JUSTIFICAÇÃO DO HOMEM DIANTE DE DEUS. PAULO NARRA QUE O HOMEM E JUSTIFICADO PELA FÈ SEM AS OBRAS E CITA O EXEMPLO DE ABRAÃO. ORA QUANDO DEUS FALOU COM ABRAÃO E FEZ-LHE PROMESSA ESTAVA ABRAÃO AINDA NA INCIRCUNCISÃO, E COMO ABRAÃO CREU NAS PROMESSAS DE DEUS ESTA ESCRITO.. E CREU ABRAÃO EM DEUS E ISSO LHE FOI IMPUTADO COMO JUSTIÇA.MAS A PARTE QUE CITA O APOSTOLO TIAGO ONDE ELE DIZ QUE ABRAÃO FOI JUSTIFICADO PELAS OBRAS E NARRA A PARTE EM QUE ELE OFERECE A ISAAC EM HOLOCAUSTO ABRAÃO JA ESTAVA NA CIRCUNCISÃO. ORA A CIRCUNCISÃO È O BATISMO DOS HEBREUS, SENDO ASSIM QUANDO ABRAÃO ESTAVA NA INCIRCUNCISÃO ELE FOI JUSTIFICADO PELA FE, MAS NA CIRCUNCISÃO PELAS OBRAS. ASSIM E HOJE ESTANDO O HOMEM NO PECADO ELE E JUSTIFICADO PELA FÈ ,PORQUE ELE NÃO TEM OBRAS QUE O JUSTIFIQUE DINTE DE DEUS.MAS UMA VEZ JUSTIFICADO PELA FÈ SENDO BATIZADO EM NOME DE JESUS CRISTO AI ENTÃO AS OBRAS TEM QUE APARECER JUNTO COM A FÈ. ESPERO TER ACRECENTADO ALGUM ESCLARECIMENTO COM ESSE COMENTARIO

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...