quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO, O QUE É ISSO?


A blasfêmia contra o Espírito Santo não está explícito na Biblia, não sabemos com certeza qual é e quando a pessoa o comete, todavia muitos entendem inclusive eu, que o mesmo é o pecado de heresia. Adoto essa posição pelo seguinte fato:
É um pecado esporadicamente cometido pelo povo comum, pois esse pecado é mencionado em Mateus capitulo 12 e nesse contexto Jesus estava entre os lideres religiosos da época, que conhecendo as Escrituras, sabiam que Jesus era o Messias, mas para não perder o privilégio da liderança, preferiram *conscientemente* dizer que Jesus tinha demônio ( Mc 3:20-30 ):

Apesar de tudo, até muitos dos principais *creram nele*; mas não *o confessavam* por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. *Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus*. ( Jô 12:42,43 )

E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Tem Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios. ( Mc 3:22 )

Esse pecado é mencionado em Hebreus:

Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram [ desviarem-se ], sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério. ( 6:4-6 )

Pois estes crentes tinham provado as virtudes celestiais, MAS NEGARAM ISSO, e negavam o sacrifício salvífico, então da graça [do favor imerecido] tinham caído.

Eram judeus que se tornaram cristãos mas voltaram ao judaísmo e negaram a Cristo, mesmo tendo a evidência real de que Jesus era/é o MESSIAS, cometendo assim um pecado de heresia.

Outra coisa, e devemos levar em consideração, para os tempos atuais:

Se eu tenho conhecimento que Deus perdoa o que peca, mas nego isto porque prefiro ficar ao lado da tradição e dos líderes da sinagoga, corro sério risco de estar blasfemando.

Uma pessoa que persiste no pecado, mesmo depois de advertida biblicamente, orientada com todo carinho; pastoreada, convencida do pecado e mesmo assim ela insiste EM VIVER UMA VIDA DISSOLUTA e não dá importância as coisas de Deus ela poderá estar cometendo este pecado,

É a respeito dos tais, que não dão importância à Palavra de Deus, que João diz estarem pecando PARA (e não DE) morte, e ai não recomenda que se ore, mas não proíbe também que se faça.

Uma mãe sempre fará por seu filho, seja ele o que for, mas a congregação não está obrigada a fazê-lo.

Resposta elaborada pelo meu irmão em Cristo Alceu, tendo alguns acréscimos da minha parte.

Deus vos abençoe!

2 comentários:

  1. pesquise em outras igrejas, que voce ira encontrar melhores sermoes a respeito do pecado de blasfemia contra o espirito santo.

    ResponderExcluir
  2. Já o fiz, mas se vc acha que pode me oferecer uma melhor explicação, sinta-se a vontade para enviar o link.

    Sobre o teu questionamento sobre uma passagem de um testemunho, enviei-lhe a resposta no e-mail, se não recebeu passe o teu e-mail que farei questão de responder.

    Deus te abençõe.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...