quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

DEUS UNITRINO? POLITEÍSMO?


SOBRE A TRINDADE.

Mas antes quero que atenta para que o apóstolo Paulo escreveu ;

"E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro." (I Coríntios 4 : 6)

“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” ( Gálatas 1:8,9 )

Tudo já foi revelado por Deus aos apóstolos, e os mesmos deixaram escrito para nosso ensino, o que na verdade precisamos é da luz e a guia do Espírito Santo para entender o que já nos foi “revelado.”


Vamos então tratar do assunto;

A palavra trindade não encontra-se nas sagradas escrituras, porém o conceito é claramente ali expresso; no primeiro versículo da bíblia encontramos a palavra Deus como um ser plural:

No principio criou Deus os céus e a terra. ( Gên.1.1 )

Se Deus fosse um personagem unitário, a palavra seria Eloah; no entanto, a palavra utilizada foi Elohim, que literalmente significa “Deuses”, e o verbo “bara” utilizada com Elohim está no singular.

Foi Elohim [ Deuses ] que disse logo a frente de Genesis 1.1 : Façamos o bomem a nossa imagem e semelhança. ( Genesis 1.26 )

Tbm em Êxodo 3.14 na sarça ardente, Deus = Elohim [ Deuses ] disse a Moisés: “Eu sou o que sou”, como vemos Elohim [ Deuses – plural ] não disse: “ Nós somos o que somos”. E ao decorrer do VT encontramos mais de 2000 passagens mostrando o unitarismo das 3 pessoas [ Pai, Filho e Espirito Santo ]

Outro exemplo, em Eclesiastes 12.1 está escrito: “Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade” ( em hebraico, a palavra significa “criadores”) em Isaias 54.4: “Porque o teu Criador é o teu marido” ( em hebraico significa “criadores, maridos” ) e em todos esses exemplos acompanhado do verbo no SINGULAR!

Como disse tem vários exemplos, mas creio não ser necessário!

Outrossim não poderei de mencionar que em Deuteronômio 6.4: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” ( Shema yisroel adonai elohenu adonai aechad )
A palavra “echad” significa mais de um, se não fosse o caso a palavra usada seria “yachid” que significa o unitário e o um absoluto, seria utilozada.
Podemos ver a palavra “echad” sendo usada em Genesis 2.24 como unidade de mais de um [ ambos uma só carne ]: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”.

Outro exemplo em I Samuel 2.25 qdo muitos soldados “fizeram um batalhão”, isto é, UM batalhão com VÁRIOS membros!


Mas muitos pode dizer que somos poloteista? Como entender o conceito das 3 pessoas distintas [ Pai, Filho e Espírito Santo ] em um só DEUS?

Vou citar em analogias a “Trindade” em todos os lugares:
O universo é composto de 3 elementos: espaço, tempo e matéria. Os dois primeiros são invisíveis, porém a matéria é visível. Cada um desses 3 é dividido em 3: comprimento, largura e altura / passado, presente e futuro / energia, movimento e fenômeno.

CONCLUSÃO:

O comprimento, largura e altura são separadas e distintas um do outro, portanto SÃO UM, pois cada um é o todo.

A bíblia mostra claramente 3 pessoas distintas e todas são Deus, ao passo que tbm demonstra que há um SÓ DEUS, ÚNICO E VERDADEIRO, então o que dizer da passagem em que Cristo ora ao Pai? Ele está orando a si mesmo? A bíblia diz que o Pai enviou Seu filho para salvador do mundo, Ele enviou a si mesmo? Ou será que um “poder” orou por um “titulo” e o enviou?

A resposta para isso é que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são honrados separadamente e agem como Deus, mas apenas em concordância um com o outro.

Sem esquecer de mencionar que Cristo na terra tinha duas naturezas, a divina e a humana, sendo que temos que nos ater as passagens, tendo em mente que muitas das vezes Cristo manifesta-se como homem e outras como Deus, exemplo:

E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? ( Mateus 27:46 )

Essas palavras de Jesus, tem grande significado para a humanidade, visto que por meio dela revela-se que Jesus [ Deus ] manifestou na carne, como está escrito:

....grande é o mistério da piedade, Aquele [ Deus ] que foi manifestado na carne. ( I Tim. 3:16 ) e posteriormente mostra que Jesus tornou-se humano, estando inclusive sujeito a morte:

Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.( Fil 2:7,8 )

Temos que entender que qdo Cristo orou ao Pai, não o fez como Deus [ um com o Pai ] mas como homem, pois na verdade Ele era um homem comum, mas sem pecado,sentido o que nós sentimos, para que pudesse ser verdadeiramente o nosso sumo sacerdócio:

E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele [ Jesus ] participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão. Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. ( Hebreus 2:14-18 )

Posso dizer que qto a fazer milagres e ensinar a justiça fazia como sendo Deus, mas qto a ser tentado era como homem!

"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado." (Hebreus 4 : 15)


Qual a diferença entre UM DEUS UNITRINO e os deuses pagãos [ politeísmo ]?

Politeísmo = vários deuses, sendo um mais forte que o outro, mais inteligente, etc...

DEUS UNITRINO [ Pai, Filho e o Espírito Santo ] = Os 3 são Onisciente, Onipresente, Onipotente, só que na obra da criação e da salvação agem cada um na sua função, mas os 3 em conformidade um com o outro!


Para encerrar, qdo olhamos para CRISTO é a mesma coisa que está vendo o PAI e o ESPIRITO SANTO, qdo olhamos o ESPIRITO SANTRO é a mesma coisa que estar vendo O PAI e a CRISTO; e qdo olhamos para o PAI é a mesma coisa de estar vendo CRISTO e o ESPIRITO SANTO.

POIS TODOS SÃO IGUAIS EM ONISCIÊNCIA, ONIPOTÊNCIA E ONIPRESENÇA!

Apenas agem na obra de forma distinta, mas em conformidade um com o outro!



TENHO COMIGO que com essa explicação é possível chegar a resposta de todas as perguntas.


E para quem diz que o ESPIRITO SANTO é um poder, uma força ativa, saiba que poder, força ativa não pode ter certas caracterisiticas:
Poder, força ativa não pode testificar, falar, intristecer-se, deixar de ser enganado, ser tentado, ouvir, gemer, interceder,...etc;


Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. ( João 15.26 )

"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." (Efésios 4 : 30)

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." (Apocalipse 2 : 7)

"MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;" (I Timóteo 4 : 1)

Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. ( Atos 5:9 )

"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." (Romanos 8 : 26)


Chega de exemplo, AFINAL TODAS ESSAS CARCATERISITICAS SÃO DE PESSOAS e nunca de poder, força, energia....


Deus vos abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...