segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DEUS DIZ NOS 10 MANDAMENTOS "NÃO MATARÁS" E DEPOIS MANDA OS HEBREUS MATAREM ATÉ AS CRIANÇAS DE OUTRAS NAÇÕES?


Esse foi um questionamento de uma pessoa,onde Deus diz nos 10 mandamentos "Não matarás" e logo mais a frente manda matar, é uma contradição? Deus manda matar crianças inocentes?

Bom , em primeiro lugar temos que ter em mente a soberania de Deus sobre a vida. Pois se Deus criou a vida Ele tem o direito de tirá-la.
Pois se o homem tivesse o poder de criar a vida ele teria tbm o direito de tirá-la, de igual modo; se eu construo uma casa, e outro a derruba, o tal será responsabilizado pelo delito feito a mim.

Partindo desse ponto, em Êxodo 20:13 onde diz “não matarás”; o Senhor dá a lei ao homem para obedecê-la, pois o homem não criou a vida, ele não tem poder sobre a vida, de modo que ele não tem direito de atentar sobre a vida, seja dele mesmo ou de outrem.

Qdo no Cap. 21:12-14...

Quem ferir alguém, de modo que este morra, certamente será morto. Porém se lhe não armou cilada, mas Deus lho entregou nas mãos, ordenar-te-ei um lugar para onde fugirá. Mas se alguém agir premeditadamente contra o seu próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que morra.

Já constatamos nesses versículos dentre muitos outros que é o AUTOR DA VIDA, DEUS, que está ordenando tirá-la, matematicamente a relação é Deus opondo-se ao homem, e não o homem se opondo ao homem; O dono/criador da vida tirando a vida e não a criatura exterminando criatura.

O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. ( I Sm. 3:6,7 )

 Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão ( Dt. 32:39 )

Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. ( João 10:17,18 )

O que muita vezes esquecemos, que independentemente de como Deus faz, Ele é que tira a vida do ser humano, esse processo chamasse morte, a diferença varia de quando e como para cada ser humano perderá a vida, uns é de acidente, outros através de um câncer, outros infarto, derrame, etc...; o que é pecado é o homem se opor a Deus como sendo ele o autor da vida, sendo ele criatura, mas sobre tudo a morte só apodera-se sobre a vida se Deus o dono da vida autorizar.

Creio que já é suficiente para entendermos essa parte, não necessitando maiores detalhes.

Sobre as crianças, embora muito até se escandalize com o que vou dizer, foi um ato de misericórdia da parte de Deus, pois sabemos que a intenção de Deus nunca foi destruir os povos pagãos pois a afirmação de Deus a Abraão quando prometendo-lhe a terra de Canaã foi:

E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. ( Gên. 15:16 )

Com essa afirmação, mostra-nos que a maldade [ pecado ] do povo não era grande o suficiente para justificar o extermínio daquela nação naquele momento, tendo o Senhor sido paciente por mais de 400 anos com a maldade do povo que aumentava cada vez mais.

Vejamos que em Sodoma e Gomorra, a medida da injustiça do povo já tinha chegado ao seu apogeu, que Abraão intercedendo pelo povo qdo foi anunciado a destruição da cidade:

E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela? Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra? ( Gênesis 18:23-25 )

Qual foi a resposta divina?


Então disse o SENHOR: Se em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles. ( Genesis 18:26 )

E Abraão foi abaixando o numero até chegar a 10, e Abraão não ousou mais perguntar, pois a medida da injustiça [ pecado ] daquele povo já tinha chegado ao seu apogeu.

Mas homem muitas das vezes se acha mais justo do que Deus, indagando –O sobre Seus atos, e sempre a pergunta chega nessa, principalmente entre os ateus:

E as crianças, são inocentes, porque Deus ordenou matá-las juntamente com os pais?

Bom para essa questão temos que partir desse princípio; a bíblia diz que nascemos em pecado: “Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”. ( Salmos 51:5 )

Isto é; todos nascemos com a propensão para rebelarmos e cometer transgressões, de forma que naquela cultura { Sodoma, Gomorra, Cananeus, Amalequitas, etc...) inteiramente ímpia, violenta e depravada, não havia mais esperança para aquelas crianças, essas nações estavam tão corrompidas que o mal precisava ser tirado pelo raiz, pois senão não haveria mais esperança para o ser humano, onde Deus já havia escolhido um povo para por meio dele traria a salvação ao mundo através de Jesus Cristo, pois o pecado tomaria a todos os seres humanos na terra em tal proporção que não se salvaria mais ninguém.

Então a destruição tbm das crianças foi um ato de misericórdia da parte de Deus, pois segundo a bíblia as crianças que morrem antes da idade da razão:

Na verdade, antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra, de que te enfadas, será desamparada dos seus dois reis. ( Isaias 7:16 )

...serão salvas; e se elas tivessem ficado vivas alem da idade da razão naquela sociedade horrível certamente iriam se corromper e assim também se perderia como os pais, se fossem adotadas elas não aceitariam pois seus pais foram mortos pelos os que os adotaram, e se fossem criança de mama, certamente um dia saberia que seus pais teriam sido mortos pelos pais adotivos e se rebelariam causando problemas incalculáveis a nação hebréia.

Então a sabedoria divina poupou-os de passar por tudo isso, antecipando-lhes a vida eterna, pois não estavam na idade de discernir o bem o mal, então estavam salvas.

Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus ( Marcos 10:14 )

E outra coisa a palavra hebraica no V.T. traduzida para criança, é a mesma para menino e feto; dando a entender que Deus não faz diferença, o que determinará a salvação e a condenação da criança é a idade da razão, se já compreendeu o significado da salvação, o problema do pecado, já está sob condenação, só se salvará por meio da fé de Jesus Cristo.

E pra encerrar, se alguém querer desfazer a explanação citando I :Cor 7:14:

Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. ( I Cor. 7:14 )

Alegando que imundos não herdam o reino dos céus, mas temos que ter equilíbrio bíblico, mesmo porque as passagens anteriores demonstram que crianças dependo da idade são inocentes, além de a bíblia jamais se contradizer.
O que significa essa passagem então?

Essa passagem nada tem haver com condenação ou salvação da criança, mas que por ter um cristão dentre os pais, o lar será influenciado pela disciplina cristã fora das contaminações idólatras, e ao nascer a criança será limpa ou santa no quesito de estar separado dos atos profanos, castos, disciplinados conforme a palavra.
Da mesma forma os maridos/esposas incrédulos não serão salvos pela fé do outro, mas participa da mesma influência cristã, pois a salvação é individual como diz:

Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado.( Mateus 17:34-35 )

Quem será deixado? Obviamente os que não abraçaram o evangelho!

Creio que não será necessário mais explicações sobre a salvação das crianças [ fora da idade da razão ].


Espero ter te esclarecido. Isso é o que creio e defendo!

4 comentários:

  1. Que Deus te abençoe irmão.

    ResponderExcluir
  2. sabedoria...não de palavras, mas de entendimento das mesmas.

    ResponderExcluir
  3. Fazer tudo isso peîo ceîular,e possivel?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...