domingo, 17 de outubro de 2010

CCB e o uso do VÉU - Assim tbm creio. ( Fundamentado na Bíblia ).





O FUNDAMENTO DO USO DO VÉU :


O assunto do uso do véu pelas irmãs deve, não só ser aplicado, pois, também envolve o interesse Divino em que seus filhos “saibam”( I Cor. 11.3 ) da importância da figura ou significado existente em 1º Cor.11.1-16, e o que isso representa para Deus, para os anjos, à igreja e para a doutrina apostólica, pelo fato de escrever tal ensino ocupando mais da metade do capítulo onze, tratando somente do assunto, o ato do homem “descobrir” a cabeça, enquanto a mulher “cobre” a sua, o que isso representa ? Afinal, na concepção Divina, o que estamos dizendo ou proclamando quando obedecemos ou desobedecemos tal mandamento? – É isso mesmo o que veremos logo a seguir.

Antes de examinarmos 1º Cor. 11.1-16, devemos tomar cuidado, pois que tal epístola também é estendível aos Cristãos de todos os lugares, 1º Cor. 1: 1-2, (ARC-ARA-NTLH). Caso o contexto acima apontado esteja obscuro, que venha a dificultar o entendimento para algum irmão, irei expôr aqui , uma tradução de fácil compreensão,isto é,a Nova Tradução na Linguagem de Hoje : “ Eu, Paulo, que fui chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Cristo Jesus, escrevo, junto com o irmão Sóstenes, esta carta à igreja de Deus que está na cidade de Corinto. Escrevo a todos os que, pela sua união com Cristo Jesus, foram chamados para pertencerem ao povo de Deus. Esta carta é também para aqueles que em todos os lugares adoram o nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1º Cor.1:1-2, Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH – SBB ) .

Assim, a devida carta não era "exclusiva" aos cristão de Corinto, mas era estendível aos Cristãos de TODOS os lugares.

Vs.1-2. – Nos versos 1-2, Paulo apresenta a necessidade de imitarmos o apóstolo em seu zelo de seguir a Cristo e seu ensino, devemos imitá-lo, fazer como ele. Exortando ainda, deu-lhes o dever de “reter” (segurar firme, não abrir mão)dos“preceitos ou tradições”(gr. paradosis = tradição ), que é o mesmo que “receber e transmitir ensinamentos à geração seguinte”; assim, ele recebeu do Senhor e transmitiu à igreja.
V. 3 – Principiando a aplicação do ensino, Paulo, sob a atuação do Espírito Santo, revela que a vontade de Deus é que “saibamos”, isto é, não sejamos “ignorantes” do significado daquilo que o Senhor havia ordenado. O primeiro significado importante, é o simbolismo do vocábulo “cabeça”(gr. kephalê ): - “ Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher, e Deus ,a cabeça de Cristo”. Neste simbolismo de “cabeça”, se entende e interpreta por "chefia" ou “autoridade “, assim, Cristo é a “autoridade”(cabeça) do homem, o homem “autoridade” (cabeça) da mulher, e Deus é a “ autoridade”(cabeça) de Cristo.

V.4 - Nesse verso, é ensino do Espírito Santo, que “todo homem que ora ou profetiza tendo a cabeça coberta, desonra a própria cabeça”. Sendo, portanto , “cabeça” figura de “autoridade”, o homem cobrindo-a, estará “cobrindo” ou “escondendo” no culto, aquele que exerce autoridade sobre si, isto é, CRISTO ; estará proclamando(simbolicamente) que a autoridade dEle não está sendo reconhecida ali; expondo-o à “desonra”(gr.kataischunõ = confundir, humilhar, desonrar, envergonhar). Com esse ato, pergunto : - Quem estará exercendo a autoridade no culto se, simbolicamente, essa autoridade está “coberta, escondida” ?
Certamente a resposta por trás desse ato é que há uma “outra”(gr. heteros) autoridade “descoberta” na igreja que não seja a de Cristo. Assim, é bom voltarmos ao verso 3 e lermos, “ mas quero que saibais” !
Vs. 5-6 – Dando prosseguimento, nestes versos, o Espírito Santo nos transmite um ensino muito importante, o qual devemos tomar todo o cuidado para que em nada possamos ofender a Deus e sua “Sabedoria” (Cristo). O Senhor, na sua oniciência, não nos deixou um estatuto imperfeito. “ Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra sua própria “cabeça” ( v.5); isto é, o “homem” !
Assim, a mulher estará proclamando através desse ato exterior, que está desonrando o homem, sua "cabeça" ou autoridade, tudo isso no culto, que deveria ser para honra e glória de Deus, quem isso afirma é a “Escritura” e não o servo de Deus que faz este comentário ! Então, como anteriormente foi feito uma pergunta sobre quem estaria exercendo a “ autoridade” no culto, a resposta é que, no ato do homem cobrir a sua “cabeça”(autoridade) e a mulher descobrir a sua “cabeça” (autoridade); irrefutavelmente, a própria Escritura está ensinando que “não só” o homem está exercendo sua “autoridade”(cabeça da mulher descoberta), mas a mulher está manifestando a sua própria “glória”( v.14) , enquanto a autoridade de Cristo e glória de Deus que deveria ser “descoberta e manifestada”, foi coberta, ocultada!

Ficaria incompleta esta matéria, se não fosse exposta aqui uma questão : - “ Quando o homem está com a sua cabeça “descoberta” e da mesma forma a mulher se apresentar com a cabeça “descoberta” na reunião de adoração, fica claro que, duas cabeças estão descobertas, assumindo ( figurativamente) a autoridade na igreja” !! Quanto a isso, Deus deixou claro ao ordenar ao homem descobrir a cabeça e a mulher cobrir a sua . Para a igreja reunida, em culto de adoração a Deus, o Senhor estabeleceu, somente uma "cabeça" (autoridade) sobre a igreja, a de Cristo Jesus, seu Filho amado !
Portanto, prezado irmão, não cubra sua “cabeça” na reunião dos santos, e você irmã, cubra a sua “cabeça” no culto, para que a “autoridade” do homem seja coberta , escondida, diante da supremacia de Cristo, com este ato, você está também cobrindo sua “glória”(cabelo comprido) e somente é manifesta “uma” glória, a de Deus, e somente “uma” autoridade, a de Cristo Jesus, nosso Senhor! Aleluia!

Porém, se a mulher não se cobrir com véu, há o IMPERATIVO que “rape” ou que se “tosquie” ! Esse imperativo é que, pelo fato dela não se cobrir, estará expondo sua “cabeça” (ou autoridade) à vergonha, desonra; assim, “rapando” a cabeça também estará destituída de “glória”(cabelo comprido), tornando assim, como as que rapam a cabeça , significando sem autoridade e sem glória . Destarte, se para ela é coisa indecente o tosquiar-se ou rapar, “que se cubra”, isto é, use véu .

“ Que se cubra ”, no original grego é “ katakaluptesthô ”,cujo verbo é “ katakaluptô ” o qual está na 3ª pessoa do singular, no tempo PRESENTE do IMPERATIVO . Assim, o véu de que aqui se fala não é o “cabelo” do verso 15; pois, presentemente, Paulo não iria ordenar às nossas irmãs a pôr “ cabelo ” (?) quando estavam na reunião de adoração, naquela época, creio eu, não existia “ implante “ de “cabelo” como nos dia atuais ( só se for peruca) . Assim , como o verbo está no modo IMPERATIVO, é uma ordem ou mandato ! Este ensinamento de 1° Coríntios 11. 1-16, contém doutrina para o homem e para a mulher, e se opõe ao que alguns intérpretes sugerem, dizendo ser um “ costume ” puramente oriental.

A Escritura contradiz abertamente esses intérpretes ,ao dizer : “ O homem, pois, não deve cobrir a cabeça” ( gr. ouk opheilei katakaluptesthai ), significa literalmente “ não deve trazer algo sobre ( a cabeça ). “Acompanhado de um advérbio de negação “ouk”, o presente do imperativo proíbe uma ação que está em andamento, ou que está se repetindo, deve cessar, deve acabar ” ! ( Noções do Grego Bíblico – Gramática Fundamental, pág. 269). Obs : Tal mandamento proibe!!!
Quem realmente conhece os costumes do judaísmo e até mesmo entre os muçulmanos, sabem que estou falando a verdade , os ensinos do apóstolo à igreja difere dos costumes da época, aliás , é nova, pois faz parte da “boas novas” . E , por falar em coisa "nova", Na “ Nova Enciclopédia
Barsa, volume 13, pág. 458 [*5] ” no assunto “Talmude”, observa-se os rabinos “lendo”(ensinando) o Talmude com a “cabeça” coberta, como um reflexo de que não reconhecem a “autoridade” (cabeça) Messiânica de Jesus !
Destarte, no “ Dicionário Vine “, que mostra o significado Exegético e Expositivo das palavras do Antigo e Novo Testamento, no vocábulo “ descoberta”, contém as seguintes afirmações :

Descoberta

akatakaluptos, “descoberta” ( fornecido de a, elemento de negação, e katakaluptô, “cobrir”), é usado em I Cor. 11.5,13 (“descoberta”), com referência à injunção proibindo as mulheres estarem sem “véu” ou “ descobertas “ nas reuniões da igreja . || Pouco importando que tipo de cobertura seja, deve estar na cabeça como “ sinal de poderio” ( I Cor.11.10), cujo significado é indicado em 1 Cor. 11.3 no assunto de supremacia , e cujas razões são dadas em 1 Cor. 11.7-9 e na frase “por causa dos anjos”(1 Cor. 11.10), intimando o testemunho e interesse deles naquilo que indica a supremacia de Cristo. As injunções não era nem judaicas, que exigiam que os homens cobrissem a cabeça na oração, nem gregas, pelas quais homens e mulheres ficavam igualmente com a cabeça “descoberta”. As instruções do apóstolo Paulo eram “ mandamentos do Senhor”(1 Cor.14.37) e eram para todas as igrejas ( 1 Cor. 14.33,34) “ . (Dicionário Vine-CPAD, pág. 547) .
OBS: O Dicionário Vine é aprovado pelo “ Conselho de Doutrina da CPAD “ .

Para quem ignora o significado de “injunção” é MAN-DA-MEN-TO !
Em o “Manual da Escola Dominical”(publicação da CPAD) pág. 81, o qual ensina a diferênça entre “ costume e doutrina “ , ensina que um costume é LOCAL mas uma doutrina é GERAL !
Conforme demonstrado no início da matéria a epístola aos Coríntios é estendível aos cristãos de TODOS os lugares; também, demonstrado pelo Dicionário Vine, as instruções do apóstolo Paulo, no assunto supracitado, eram para TODAS AS IGREJAS !!
Como já demonstrado acima pelo “Dicionário Vine”, as mulheres no mundo grego pagão não cobriam as cabeças ( igualzinho nos dias de hoje), nos cultos, e ordena as que estão em Cristo para “cobrir”( v.6).

Ora, a mulher que verdadeiramente está revestida de submissão interior , não se revestirá de submissão exterior ao mandamento Divino ( escreveu sob inspiração) em cobrir a “cabeça” (autoridade) na reunião de adoração ? Outrossim , no mundo oriental judaico e árabe, as mulheres são proibidas ao saírem de casa ( Nova Enciclopédia Barsa , volume 8, pág. 226, vocábulo “ Israel ”) seja onde for, de se apresentar em público com a cabeça “descoberta” ( amostra em figura ).
O Espírito Santo em 1 Cor. 11.1-16, ensina totalmente diferente, quando não estiverem no ajuntamento santo (seja onde for) o cabelo é dado em lugar de véu, ocupando o lugar, não orando ou profetizando ( v.15).

A prova do que estou afirmando? É a Escritura, única fonte da verdade que emana de Deus! Ao ordenar “que ponha o véu”, o verbo“ pôr” está na 3ª pessoa, no modo imperativo do presente, impossível maior clareza! Isso mostra e indica que “antes” de estar no culto, no ajuntamento santo, a mulher se encontrava sem o véu, o cabelo, como diz o texto, estava ocupando o lugar, para isso foi dado em lugar, mas quando ora ou profetiza, “que ponha” o véu, já não é o cabelo, isso já foi esmiuçado anteriormente, assim, a conclusão é : A Escritura não diria " que ponha” se elas viessem de fora com o “véu” (mantilha), mas que “ permaneça ou continue” ! “Katakaluptesthô”, cujo verbo é “katakaluptô”, está no modo imperativo, aqui, ”o modo imperativo expressa uma ordem ou mandato, isto é, MANDAMENTO!
...
Nesta passagem, a vontade apela direta e afirmativamente à outra” ( Noções do Grego Bíblico). O tempo verbal grego koinê PRESENTE , indica que o verbo no caso acima, não está ligado, preso ao passado, mas "que está acontecendo, estado incompleto, em andamento" ( onde ? )

Ps: A presente matéria é para ser examinado, caro irmão, com o acompanhamento da sua Bíblia, pois é Versículo por versículo de I Coríntios 11.1-16.

ENTENDENDO A QUESTÂO DA GLÓRIA
V .7 - Da mesma forma que a mulher tem mandamento de cobrir a "cabeça"(autoridade), o homem tem igual mandamento de “descobrir” a sua "cabeça"(autoridade) por ser “ imagem e glória de Deus” ma a mulher é a “glória do varão”; de fato, a “glória de Deus” não pode ser “coberta” ou “escondida” na igreja, mas descoberta e manifestada ! O ato do homem não cobrir sua cabeça física, é um reflexo espiritual de que a glória de Deus , juntamente com a autoridade de Cristo se faz presente, quando nos reunimos para adorá-lo. Irmãos, o significado do ensino de 1° Cor. 11.1-16, é mui belo e maravilhoso, nos tráz conhecimento daquilo que foi dito no princípio : “ Quero que saibais”(...) .

Vs . 8-9 - Os versos 8 e 9, nos leva de volta à narração da criação, em Gênesis, não para mostrar “superioridade” do varão em relação à mulher; pois, diante de Deus, homem e mulher são iguais em valor, em importância; todos foram comprados pelo mesmo preço de Sangue ( Gl 3.28; I Cor. 12.13),o ensino é que, numa adoração conjunta, ambos tem “funções” representativos na igreja concernente à “cabeça” (autoridade), funções estas que devem ser respeitadas à luz da palavra de Deus .

V. 10 - “Por isso a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio por causa dos anjos” . Assim, amados, o uso do véu também tem uma “causa”, essa causa são os “anjos”; essa afirmação da Escritura derriba por terra o fraco argumento ou disfarce da “cultura” como muitos afirmam. Pois, os anjos são celestiais. Destarte, eles já presenciaram insubordinação no céu ( João 8.44; Ap.12.7-8-9) como também na terra ( Gn 3.11-Vs). Ou pensa o caro leitor que os anjos não estão mais ativos na igreja do séc. XXI, nos dias atuais, observando-nos( Lc 1.19; Hb 1.14; Sl 34.7) ?

Essa subordinação à autoridade de Cristo no culto, é algo que os próprios anjos compreendem quando a mulher se cobre e o homem descobre a sua cabeça. Há os que afirmam que o uso do véu era por “causa” das prostitutas cultuais existentes em Corinto, tal interpretação é uma aberração à regra fundamental da hermenêutica: ” A bíblia interpreta a própria Bíblia, ou seja, a Bíblia por si mesma se explica” !
E, a bíblia se explicando,diz que é por “causa”dos anjos, nós na CCB, não temos o“ costume” de confundir “anjos” ( gr. angelois) com “prostitutas”, o que é uma “o-fen-sa” à palavra de Deus e aos anjos !!! Assim, com este ato de submissão por parte da igreja à Cristo,os anjos se regozijam ao contemplarem que a igreja reconhece unicamente a autoridade de Cristo e uma glória (de Deus) sendo manifestada no ato de cobrir(a mulher) e descobrir(o homem) a cabeça na reunião de adoração e, o nosso Deus é glorificado.

V. 11–12 - Dando continuidade, os versos 11 e 12, nos ensina que tanto homem quanto mulher provém um do outro, dependendo assim mutuamente no Senhor, e que todas as coisas provém de Deus; isto é,o nosso Deus é Soberano e independente .

V. 13 – No verso 13, a igreja que estava em Corinto deveria julgar a questão do véu, entre eles mesmos, porém, sempre pautados nos ensinos do apóstolo, tanto é que, a mesma igreja precisava de suas orientações, sobre várias “coisas”( 1º Cor. 7) não tendo, portanto, como resolver por si própria, assuntos doutrinários. E a resposta esperada seria um “não”, pois caso pendessem para as mulheres estarem com a cabeça “descoberta” na reunião de adoração, deveriam “rapar ou tosquiar” a cabeça (1º Cor. 11.6), o que seria uma desonra ou ausência de glória, portanto uma ordem para a mulher rapar ou tosquiar-se caso contendessem o ensino apostólico.
V. 14-15 – É ensino apostólico o homem não usar “cabelo comprido” (gr. komaô) por ser “desonroso”, por outro lado para a mulher o usar “cabelo comprido”( gr. komê) lhe é uma “glória” ou “honra”(gr. doksa = honra , glória). Por isso mesmo o cabelo comprido lhe foi dado em lugar de véu. Ora, sendo o homem a “glória de Deus”, e a mulher “glória” do homem, porventura a mulher ficará sem “glória” ? É óbvio que não. Pois, o texto afirma que o cabelo comprido lhe é uma “glória”. Por essa razão mesmo, de ser para ela uma glória ,no culto ela tem de “cobri-la” ,e quando se cobre, estará cobrindo a “glória do homem” juntamente com sua própria glória; Deus é glorificado tendo a sua glória descoberta na igreja,pois essa glória mediante esse ensino, indica que Ele não quer dividir com ninguém !

O cabelo lhe foi dado em lugar de véu, quando a sua cabeça se encontrar descoberta, não na reunião de culto e adoração a Deus. O Senhor, em sua sabedoria,não deixou um tamanho padrão para o comprimento do cabelo, pois, o crescimento do cabelo pode variar de mulher para mulher; “komê”, indica não pôr empecilho ou obstáculo para impedir o crescimento do mesmo.

Também, é digno de nota atentarmos para a expressão do verso 15 que diz, “ foi dado em lugar de “cobertura” (véu ); esse “foi dado” (gr. dedotai) indica o tempo “passado”, anterior à reunião de adoração a Deus; enquanto o verbo “cobrir” ou “pôr”( verso 6) indica o tempo “presente”, encontrando-se no ajuntamento santo . Assim, o cabelo é dado em lugar de véu não estando a mulher na reunião da igreja, no caso de se encontrar a igreja reunida, eis o mandamento para a mulher, que se encontra no tempo presente, “QUE SE CUBRA”. Tem mais, ainda não acabei, a expressão “ cobrir”(gr. katakaluptô)a qual se encontra no verso 6, referente em cobrir-se com véu, difere da expressão em lugar de “cobertura” (gr.peribolaion), o substantivo deverbativo “peribolaion” arremete para o verbo “perilabô” que significa “lançar ,colocar ao redor”.
V. 16 – "Se alguém quiser ser contencioso, saiba que nós não temos tal costume e nem as igrejas de Deus". Ora, “CONTENCIOSO”, nada mais é do que aquele que não está revestido de submissão ao ensino supracitado. “Contencioso” (gr. philoneikos) é o mesmo que “ amante da contenda, litigioso, brigão “ (Dicionário do Grego do Novo Testamento). Paulo encerra o assunto, dizendo que “ nós “ ( ministério) não temos tal " costume " e nem as “igrejas” ( plural) de Deus .

CONCLUSÃO:

PS : Alguns comentaristas afirmam que o significado “interno” da submissão contida em I Cor. 11.1-16 permanece; enquanto o ato “externo” do uso do véu “não é válido”(?) para os dias atuais. Tais comentaristas se encontram revestidos de tamanha “autoridade” (?) que se acham no direito de suprimir este ou aquele MANDAMENTO , suplantando assim, a autoridade da própria SAGRADA ESCRITURA , definindo assim,qual mandamento é válido ou ... “vencido” (?). Destarte, ignorais, que a " insubmissão do ato " externo , não põe a descoberto a insubmissão do " EGO " interior ? Irrefutalvelmente , SIM! "Será, que a "autoridade" (?) deles é superior à autoridade apostólica ? Vejamos , pois, a “origem” do que Paulo ensinava e pregava : “ Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não recebi nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo”.( Gl 1.11-12; I Cor. 14.37 - ARC). Assim, essas “coisas” que Paulo escreveu, era, e é destinada aos Cristãos de “TODOS” os lugares, portanto, é "doutrina", ou se alguém preferir pode chamar de "didachê". Esse mandamento do Senhor é para a mulher se “cobrir” no culto de adoração, mas a “astúcia e artimanha” dos homens ( Ef. 4.14) ensina na “contramão” da palavra de Deus, dizendo que...“não precisa”ou “não é válido”(?) para os dias atuais. Prezado leitor(a) , deixo aqui uma pergunta:
“A quem tu serves e procuras agradar, a “homens ou a Deus” ( Gl. 1.10) ?
"O véu cobria a cabeça, e não o rosto. Era, ao mesmo tempo, símbolo da subordinação da mulher ao homem e do respeito que a mulher merece. As mulheres cristãs de Corínto, no entanto, mui naturalmente estavam seguindo os costumes das mulheres gregas, as quais conservavam a cabeça descoberta quando adoravam. Por conseguinte, Paulo assevera que é vergonhoso uma mulher cristã orar ou profetizar na igreja com a cabeça sem véu. Por outro lado, Paulo se manifesta contrariamente à prática dos homens judeus e romanos, os quais oravam com a cabeça coberta, e ordena que os varôes crentes orem e profetizem de cabeça descoberta, como sinal da autoridade de que estão investidos". ( Panorama do Novo Testamento - Robert H. Gundry, Ph. D. - pág. 314).

Deram para perceber, que os ensinos contidos em I Cor.11.2-16 não era praticado nem por judeus, gregos, romanos e árabes ?

No islamismo, os homens oram com a cabeça coberta, enquanto as mulheres ficam com a cabeça e rosto cobertos, o que vem a diferenciar dos ensinos contidos na matéria supracitada.

Não há, portanto, como associar os ensinos apostólicos contidos em I Cor.11.2-16, pois estes são diferentes do praticado pelos povos orientais e ocidentais.

Destarte, são novos e santos (separados), diferentes de qualquer costume pagão.

Por graça e Misericórdia de Deus, sirvo a Deus na CCB na cidade de Januária-MG, a presente matéria foi elaborada por mim ( Ir. Romário ) para auxiliar os nossos irmãos em dar respostas satisfatórias àqueles que perguntam a razão do porquê do uso do véu, também para provar que o ensino tal qual Paulo ensinou não se coaduna com os costumes da época apostólica, é nova,e santa.
BiBlIOGRAFIA
Novo Testamento Interlinear Grego-Português-SBB;
Dicionário do Grego do Novo Testamento-Carlo Rusconi - Editora Paulus;
Noçôes do Grego Bíblico-Gramática Fundamental- Rega e Bergman -Edição Vida Nova;
Nova Tradução na Lingüagem de Hoje-SBB;
Nova Enciclopédia Barsa;
Dicionário Vine- O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e Novo Testamento - CPAD;
Manual da Escola Dominical - Antõnio Gilberto - CPAD;
Panorama do Novo Testamento- Robert H. Gundry, PH.D.

61 comentários:

  1. A muito tempo que foi abolido esse tal véu,entendo que pregar sobre esse assunto beira a um argumento muito pequeno,fale de jesus, e que só ele pode salvar e levar para o céu, seja, e pense grande pessoal!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ande pelado amigo a roupa tambem foi abolida pense grande!!

      Excluir
  2. O comentário anterior é efeito colateral de quem não tem argumento bíblico a altura para refutar o que realmente significa o uso do véu.

    Meu querido/a serve a Deus com alegria, e procura encher de graça e conhecimento como aconselhou o apóstolo Pedro.
    Não sou crente denominancial exclusivista, mas sou convicto sobre o véu, não tendo como amuleto de salvação, pois somos salvos pela fé em Cristo Jesus ( Ef. 2:8,9 ); mas o uso do véu nada tem haver com o que a teologia moderna anda pondo na cabeça das pessoas, mas sim um mandamento da nova aliança.

    Se quiser abraçar esse entendimento, tudo bem, senão faça como Deus te iluminar.

    AQUI NÃO É FORUM DE DEBATE, ir além do que já foi escrito sobre o tópico é perder tempo.

    Deus te abençõe e continue nessa tua caminhada cristã. Abraqção fraternal.

    ResponderExcluir
  3. Engraçadoeste argumento né? por quem foi abolido o uso do véu?? que livro, capitulo e versículo da bíblia traz esta abolição???

    ResponderExcluir
  4. quer dizer aparar as pontas para o crecimento do cabelo e vaidade anonimo aguardo respostas

    ResponderExcluir
  5. aparar as pontas para o crecimento do cabelo e vaidade o cabelo q, nao apara perde as forças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que mentira, não tem nada a ver a força não está nas pontas dos cabelos e sim na raiz e organismo de cada pessoa, como ela se alimenta,
      não precisa cortar para crescer e nem ter força, imagine os homens cortam os cabelos todos os meses e ficam carecas, apenas devemos tratar bem dos cabelos, lógico um bom tratamento de dentro para fora. Seu argumento é muito fraco.

      Excluir
  6. A presente matéria (acima), foi totalmente atualizada, revisada e acrescentada algo mais pelo autor da mesma. Eu possuo a matéria atualizada. ela possui "capa, índice, prefácio, texto, bibliografia e contra-capa".

    O autor já deixou disponível para quem desejar, em "CD" (gratuito), basta pedir pelo email dele: sakaledah@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Se for o mesmo que ele enviou a alguns meses atrás, já está no blog, ver o link:

    http://marschall-neri.blogspot.com/2010/11/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o.html

    Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz de Deus,
      estive lendo a Biblia sobre o assunto do véu, e entendi que no cap. 11 de Corintios 01 diz que:Cristo O cabeça de todo homem, e o homem O cabeça da mulher, e Deus O cabeça de Cristo. entendo como O cabeça,sendo o chefe, o líder, não tendo nada a ver com oq diz mais abaixo sobre a cabeça, falou-se O cabeça, pra dizer que Deus está acima do homem e da mulher. qdo fala que o homem que ora ou profetiza tendo a cabeça coberta, desonra sua própria cabeça, está falando da cabeça dele (do homem), e não de Cristo.o homem está se desonrando (a ele, ao homem).a mulher que ora ou profetiza sem o véu, desonra sua própria cabeça porque é como se tivesse rapada; se a mulher não usa o véu que rape o cabelo, mas se é vergonha tosquiar-se ou raspar-se que use o véu. está falando da cabeça dela (da mulher),é vergonha para ela não usar o véu para orar ou profetizar, ela se desonra, a desonra é dela; tanto é desonra pra ela e não pra Cristo que diz assim: se é vergonha PARA A MULHER tosquiar-se (quer dizer cortar o próprio cabelo)ou raspar-se(tirar com instrumento áspero, tirar seu próprio cabelo),que ponha o véu.
      Deus te abençoe!

      Excluir
    2. Amém. O meu querido, se pensa assim, quem sou para impor alguma coisa. risos......pelo menos dentro do teu entendimento vc é a favor do uso do véu pelas irmãs. Abraço. Deus te abençoe.

      Excluir
    3. se elas ja são proibidas de cortar o cabelo porque o cabelo é o "véu da mulher" pra que elas precisam de um pedaço de pano na cabeça ?
      e qual a diferença de orar ajoelhada , em pé , sentada , deitada (seja la como for) .. Deus escuta as orações independente da forma que vc esta colocado diante dele . até porque se uma pessoa sei la ta doente não consegue se ajoelhar Deus vai ouvir suas orações do mesmo jeito não vai ? então qual o problema com as pessoas que não se ajoelham ?

      véy na boa , voces perdem muito tempo 'julgando' a maneira como as pessoas se vestem , oram , muitas vezes até com a forma delas falarem ao invés de pregarem Cristo que realmente é oque importa e interessa .

      Excluir
  8. as coisas de deus nao sao para descutir e sim,para entender

    ResponderExcluir
  9. Conheça nosso site, mensagens, videos, radios, forum, temas, livros gratis, PPs, Downloads, Papeis de Parede, blog, e temas importante da atualizade, Diversos Estudos, ..

    http://www.assembleiabelem.br22.com

    ResponderExcluir
  10. muito antes de conhecer esta graça ja orava com a minha cabeça coberta, porque Lia a biblia e entendia assim,uso véu sim e não há argumento neste mundo que me faça mudar de ideia, quando coloco meu Véu para oraçao fico em paz com meu Deus,é um momento singelo se o sr deixou o batismo por imersao,entao fomos batizados comforme as escrituras se a mulher para orar deve cobrir a sua cabeça com véu entao cobrimos nossa cabeças NAO;doi,nao queima o cabelo nao fica duro nao é pesado para nos que usamos mas é para oDiabo que se encomoda com tudo agui na terra que seja para honra e gloria de cristo o senhor.porque se prega doutrina? nao podemos chegar na gloria de Deus danossa maneira mas mostrando e ele nossa gratidao e obediencia afinal ele é DEUS e homem é......só homem

    ResponderExcluir
  11. A PAZ DE DEUS irmão o Véu e mandamento e doutrina moro em Rondonópolis mato grosso comum e no pedra 90 esta quase pronta a nova igreja esperamos que em maio esta pronta. o testemunho que eu vou falar acomtecel com minha irmã de sangue hoje serve a Deus em Brasnorte MT ela era da Assembléia de Deus do ciclo de oração no ano 2009 ela esteve na minha casa pediu um presente e foi embora. mas Deus mostrou dois Véu mandei para as duas irmã de sangue uma serve a Deus passou quase dois anos ela quando foi orar na casa dela no cítio na madrugada quando ela orava ouvi um clarão era o anjo do senhor comesou a mexer nas caixas onde ela quardava o Véu e ela só via a luz mas o o anjo do senhor pegou o véu e colocou na sua cabeça e disse quando for orar coloque o Véu porque o vosso Deus fica descontente quando uma das tuas filhas ora sem o Véu. estou esperando a irmã na fé testemunha no fim do ano agora ela vai vim. perdoa os erros graficos (GRAÇA E PAZ DA PARTE DE DEUS E DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO AS IGREJAS DE CRISTO VOS SAÚDAM) irmão luciano sou da ads?

    ResponderExcluir
  12. o Veu é mandamento ta na biblia!!! Agora cada um cumpre o que quer, so não venham dizer que não esta certo usa-lo, se ta na Biblia ta, SE NÃO TA, NÃO TÁ!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Muito importante esse esclarecimento,porque a maior parte da irmandade sabe que è mandamento o uso do vèu,porque està nas escrituras,mas não conhece o porque usa-lo

    ResponderExcluir
  14. A paz de Deus !
    A Palavra de Deus não muda, tudo passará mas a Palavra de Deus permanece.
    Também está escrito que a Palavra de Deus não é
    para uso de debates, Ela é Santa.
    Rebeca colocou o véu para encontrar com seu Noivo (isso é mistério, somente para os Espirituais). Deus seja Louvado.

    ResponderExcluir
  15. Mas,o Ancião ensina que o uso do véu é dentro da igreja.Eu pergunto? REBECA se encontrou c/o NOIVO dentro da Igreja ou, no CAMPO?? AS Mulheres Muçumanas,Judias ao sair de casa põem o Véu/Turca{só o marido{os familiares} tem direito de ver os cabelos naturais.}.ApzSr.Jesus.

    ResponderExcluir
  16. Meu querido, nada tem haver o véu de Rebeca, os véus das muçulmanas e judias, se vc não compreendeu o texto explicativo sobre o véu cristão (MANDAMENTO), nada que eu diga fará vc entender. O que vc disse são coisas distintas, uma vez uma jovem quis debater comigo usando como argumento contra o véu do templo que foi rasgado e o véu da face de Moisés, mas qdo mostrei o significado do véu das mulheres cristãs como abordado no texto do ir. Romário, ela se calou e deu glória a Deus.
    A teologia tendenciosa ou mal compreendida tem feito estrago na mente do povo que não procura saber se o que ensinam confere realmente com o ensino bíblico.
    No YouTube uma vez vi dois camaradas que intitulam-se teólogos criticando o uso do véu pela CCB, e qdo um deles perguntou qual seria o véu caso a CCB quisesse continuar a usá-lo, o outro me pega uma revista da National Geografic e me mostra uma Burca, qdo vi aquilo eu não sabia se chorava ou ria. kkkkkk........Pensei, caraca, Paulo foi o fundador do Talibã. kkkk....
    Se estudar teologia nos faz tão sábios nas Escrituras Sagradas como esses figuras, prefiro nunca nem passar perto de Faculdade Teológica.
    Prefiro ler os livros, mas sempre conferindo com a Bíblia se realmente é assim como dizem. Meu lema é: ANALISAR, CRITICAR E SOMENTE DEPOIS DETERMINAR.

    Deus te abençoe meu irmão, e que Deus nos ilune cada dia mais.

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  17. deus é bom seremos perseguido mais pela vida e pela morte não negamos o nosso deus e nem abandonaremos a sua sã doutrina....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus escreve-se com letra maiuscula.

      ApdD,

      Excluir
  18. Sou CATÓLICA e uso o véu na igreja, pois estava no código canônico e foi tirado não sei porque..
    Acredito e creio no que esta escrito..
    Minha, mãe e avos usavam também durante as missas..

    É Bíblico..
    A paz de Cristo..

    ResponderExcluir
  19. Amém. Deus te abençoe pelo comentário. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  20. a paz de deus irmão eu vim de uma outra denominação e lá se falava muito mal da congregeção cristã até que um dia Deus teve misericordia de minha alma e me tirou de la então lendo e relendo esses verssiculos um certo dia Deus me deu exatamente esse entendimento , agradeço a Deus por tudo que ele possa abençoar cada vez mais essa obra maravilhosa ......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. fico feliz que compreendeste tal significado. Deus te abençoe.

      Excluir
  21. Irmão Marschall apdD! Tenho acompanhado um pouco suas publicações e esclarecimentos e posso dzer que nosso Pai Celeste muito se agrada de sua dedicação e esforço para levar e plantar a semente da sua palavra aos corações. Todos os assuntos bem esplanados e com referências bíblicas para quaisquer dúvidas e primeiramente com a ajuda do nosso Deus! Continue sempre assim, ou querendo ainda avaçançar nós é que agradecemos (brincadeira). Deus em Cristo vos abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  22. ApdD,Deus ja me libertou muitas vezes com uso do meu veu essa obra e muita linda!e so quem tem o previlegio de estar nessa graça pra saber o quanto e bom ser visitada pelo Espirito Santo atraves do uso de um veu!!! GLORIA A DEUS!ApdD.

    ResponderExcluir
  23. Julgai entre vós mesmos:é descente que a mulher ore a Deus descoberta?
    Ou não vos ensina a mesma natureza que é deshonra para o varão ter cabelo crescido?
    Mas ter a mulher o cabelo crescido lhe é honroso,porque o cabelo foi dado em lugar do véu.
    Mas, se alguém quiser ser (contencioso),nós não temos tal costume,nem as igrejas de Deus.(1 Coríntios Cap.11 versiculos 13,14,15, e 16)Jakson Rio Branco do Sul-Paraná

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto já explicou essa passagem, sem mais a mencionar.

      Excluir
  24. Porque pela graça sois salvos,por meio da fé, e isso não vem de vós,é dom de Deus.
    Não vem das obras,para que ninguém se glorie(Efésios Cap.2 vers.08 e 09)Jakson(Rio Branco do Sul-Pr)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explique-me o que vc entende dessa passagem, por favor.
      Ops, vc esqueceu o restante do texto: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus PARA AS BOAS OBRAS, as quais Deus preparou para que ANDÁSSEMOS nelas" (Efésios 2:8-10).

      Como é possível saber que uma pessoa possui fé?

      Excluir
  25. (Nos dias de hoje)Alguns dizem eu sou da Assembléia de Deus,outros dizem sou da CCB,e assim por diante.
    (No passado)Alguns diziam Eu sou de Paulo,e outros:Eu,de Apolo,por ventura não sois carnais?
    Pois quem é Paulo e que é Apolo,senão ministros pelos quais crestes,e conforme o que o Senhor deu a cada um?(1 Coríntios Cap.03 vers.04 e 05) Na verdade 100% correto é só JESUS.(Jakson- Rio Branco do Sul-Pr)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Texto fora de contexto, embora exista exclusivismo em todos os lugares, inclusive na CCB,todavia eu sirvo a Deus pela fé em Jesus Cristo na CCB,como me identifico.
      Qto a Jesus ser o único 100% correto, ninguém que se diz cristão, diz o oposto.
      Mas uma coisa é veraz, só existe uma interpretação, cabe cada um de cabeça aberta, confiando na revelação do Espirito Santo conhecê-la. Deus te abençoe meu irmão.

      Excluir
  26. Caro irmão Marschall,complementando o cap.02 e vers.09 de Efésios,todas as pessoas enquanto estiverem aqui na terra,aquelas que foram escolhidas por Deus para uma obra,tem que cumprir o que Deus colocou em suas mãos,e de que maneira vamos nos apresentar a ele de mãos vazias,falo primeiramente das obras espirituais(Romanos cap 01 vers.16-Porque não me envergonho do evangelho de Cristo,pois é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê,primeiro do judeu e também do grego)João cap.08 e vers 32/33(Conhecereis a verdade e ela vós libertará)A maior obra, é uma pessoa falar do amor de Deus,através da Bíblia,e o pecador recohecer que precisa de Jesus,para que haja um conversão,mudança de vida,as obras espirituais ou meterias realizadas na terra, é para o nosso Galardão,(que significa obter uma recompensa por serviços valiosos prestados para Deus)Apocalipse cap.22 vers.12(E eis que cedo venho,e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra).
    Você perguntou como é possível saber se uma pessoa tem fé.(Fé é acreditar em algo que ainda não aconteceu) Marschall,vou usar você como exemplo,tenho certeza que você é um homém que tem fé,e serve a Ele na CCB,espera e batalha todos os dias pela tua salvação,se Jesus não te recolher antes,você esta esperando por Ele,porque ele prometeu que, voltaria e na segunda vez para recolher os seus eleitos,(a noiva)através do arrebatamento.Fé é uma espernça de vida eterna com Cristo.(Jakson-Rio Branco do Sul/Pr)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te abençoe querido. Acrescentando que nós conhecemos uma pessoa que tem fé, qdo a fé produz frutos (obras), Deus é Onisciente e sabe o que tem no interior do homem, já o homem não é onisciente e só pode identificar outro que tenha fé pelas obras.
      Vc nunca ouviu inúmeras pessoas dizerem que tem fé em Deus, em Jesus Cristo, mas a sua conduta de vida não condiz com tal fé? Essa fé é morta, como disse o apóstolo Tiago, pior; ele disse que essa forma de crer é dos demônios.
      Tenho muita preocupação qdo vejo irmãos dizerem que somos salvos somente pela fé, não dando uma real explicação sobre o tema.
      As obras não salva qdo essa é depositada em nossa própria justiça, através de méritos próprios, por isso Paulo disse que pelas obras ninguém será salvo, pois o contexto mostra Paulo pregando a judeus que confiava em seus próprios méritos, e mais, os judeus naquele tempo se consideravam salvo apenas por causa da etnia, e Paulo estava combatendo essa hipocrisia e falta de compreensão.
      Uma vida em santificação é uma vida transformada pela fé em Jesus Cristo.
      Qto ao uso do véu, ele não é um amuleto de salvação, mas compreendo que uma vez a pessoa iluminada sobre o uso do véu, chega a conclusão que se faz necessário o uso do véu pelas irmãs, mas por interesses próprios, por arrogância, ou pra não ser vista com outros olhos em sua comunidade cristã, deixa de usar o véu, torna-se rebeldia, e passa ter o risco de incorrer em blasfêmia contra o Espírito Santo.
      Eu creio no uso do véu conforme o texto prescrito, e se fosse uma mulher/irmã, jamais deixaria de usá-lo para satisfazer meus desejos carnais ou de outrem.
      Mas ficamos no que Paulo nos recomendou: Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado (ressurreição dos mortos/salvação); mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos (maturidade espiritual), sintamos isto mesmo; e, SE SENTIS ALGUMA COISA DE OUTRA MANEIRA, também Deus VO-LO REVELARÁ. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, E SINTAMOS O MESMO. Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.(Filipenses 3:13-19; acrésc. entre () meu)
      O bonito do evangelho é que temos essa "liberdade" de não incorrermos na ira de Deus porque por falta de luz não compreendemos algo de imediato, mas a sinceridade mesmo que essa não salva, faz com que Deus manifeste e esclareça a verdade a ser seguida, e os que amam a Deus qdo é iluminado pelo Espírito Santo, seguirá os mandamentos do Mestre, mesmo que Ancião, cooperador, pastor, bispo, diácono, papa, sacerdote disserem o oposto, ele sempre dirá: Deus me esclareceu e a Ele servirei e obedecerei. ALELUIAAAAA...GLÓRIA A DEUS!
      Amado irmão Jakson te amo em Cristo, prossiga firme nas pisadas do Mestre Jesus, não esqueça do teu irmão Marschall em suas orações. Um ósculo Santo. Fique com Deus. Abraço fraterno.

      Excluir
  27. Prezado Marschall

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo tema do véu.Achei muito interessante e importante o assunto abordado pois se realmente o uso do véu pelas mulheres é mandamento então deve ser observado.A Fé em Cristo faz o cristão produzir boas obras e viver uma vida santificada.As boas obras são oriundas da ação de Deus em nós diferentemente das obras oriundas do ser humano.Se um cristão diz que tem fé e não pratica as boas obras e não vive uma vida santificada será que essa fé poderá salva-lo?

    1)A Biblia diz que quando a mulher for orar e profetizar que ela use o véu,mas não diz que teria que ser só no culto ou na liturgia.Sendo assim a mulher cristã deve levar sempre consigo o véu?

    2)O fato de termos duas palavras diferentes para o véu ou seja katakalupton e peribolaion parece não indicar que o uso do véu é um mandamento.O véu que cobre a cabeça é katakalupton e no verso 15 a palavra é peribolaion.Se para a mulher orar e profetizar fora do culto ou liturgia o cabelo substitui o véu então este véu não teria que ser justamente o katakalupton no verso 15?

    3)Katakalupton é o véu que cobre a cabeça da mulher na liturgia então o cabelo deveria substituir katakalupton e não peribolaion para a mulher poder orar e profetizar sem estar na liturgia ou no culto.

    4)Peribolaion seria um manto ou mantilha que seria associado a um costume.Então no verso 15 diz que o cabelo substitui um costume.Então como a mulher poderia orar e profetizar se o cabelo substitui algo que é um costume?


    Um abraço e felicidades

    Luiz

    ResponderExcluir
  28. A Santa Paz de Deus
    Ao visitar este blog e lendo o respectivo questionamento do ilustre irmão Luiz, me proponho em responder os argumentos levantados pelo mesmo.
    1)De fato, o uso do véu está relacionado à oração e profecia, o apóstolo dos gentios – Paulo - escreveu à igreja e não à uma pessoa específica. Fora do ajuntamento santo (culto) a mulher pode e deve sim, levar o véu consigo, em caso de visitas em algum lar, etc., e ser requerido uma oração; nas orações secretas (Mateus 6.6). Nas demais ocasiões da vida, o cabelo é dado em lugar de véu, afinal, para PÔR O VÉU somente na oração e profecia, não se trata de pôr cabelo quando ora e/ou profetiza.
    2)Ainda que tivesse três ou quatro palavras diferentes para véu, o mandamento está presente no verso 6. O vocábulo grego katakalyptõ gramaticalmente é imperativo, denotando ordem, mandato, mandamento. No verso 15, o vocábulo peribólaion não é imperativo, mas uma afirmativa. Não, o texto diz que o cabelo é dado em lugar de peribólaion e não de katakalyptõ, não se pode dizer o que o texto mesmo não diz, é querer fazer acréscimo à Palavra de Deus.
    3) Irmão, nas demais ocasiões da vida que não seja oração e/ou profecia, o cabelo ocupa o lugar de peribólaion. O mandamento requer que a mulher se cubra com katakalyptõ (véu) apenas na oração e profecia. Será que não fazemos nossa oração particular em casa, será que numa visita em oração ou até mesmo depois de orar o Senhor não poderia usar a sua serva para profetizar? O uso do véu está relacionado a isso, nada mais. O irmão demonstra que desconhece que os termos katakalyptõ e peribólaion, são termos com significados distintos. Digo mais, o termo “mantilha” para peribólaion está mal traduzido na Bíblia. Literalmente, peribólaion se refere a “lenços ou faixas amarradas em volta de” a cabeça, um turbante. Diferentemente, katakalyptõ não se refere a faixas ou lenços amarrados em redor da cabeça, mas para um tecido sobre e pendurado para baixo, isto é, na cabeça.
    4)O termo grego peribólaion tem seu correspondente hebraico “tzanif”(turbante). O turbante se refere a um costume. Entretanto, quando o texto diz que o cabelo é dado em lugar de turbante, a Escritura retirou o costume dando à mulher a honra/glória dada por Deus à ela (1Cor 11.15). Assim, ela apenas deve cobrir essa glória quando ora ou profetiza, o Senhor ordena que a glória (Gr. doxa) da mulher seja coberta com katakalyptõ. Portanto, katakaluptõ deve estar sobre o cabelo, glória da mulher. Doutrina Bíblica gera bons costumes, portanto, o cabelo comprido é um bom costume que deve ser observado pelas mulheres, confira:
    “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes (1Cor 15.33).” Portanto, o costume criado pelo homem é substituído pela doutrina dada por Deus, originando assim, um bom costume entre o povo de Deus. A sua pergunta final é muito simples e requer uma resposta também simples: A mulher deve orar e profetizar usando um véu/katakalyptõ cobrindo o cabelo. Afinal, será que Paulo está ordenando que a mulher “PONHA CABELO” quando ora ou profetiza? Meu e-mail é sakaledah@yahoo.com.br, envie uma mensagem para mim que eu lhe enviarei meu livro em arquivo, então o irmão poderá observar a devida exegese completa do verso 15.
    Na Bíblia ARC, o uso do véu é “preceito”, sinônimo de mandamento, regra.

    ResponderExcluir
  29. Prezados Marschall e Romário

    Romário muito obrigado pela resposta.A explicação foi bem coerente parabéns.Marschall muito obrigado por ter abordado o assunto do véu no seu blog,parábens.

    1)Se a mulher estiver em uma fila,no ônibus, ou praticando um esporte e prescisar orar tem que colocar o véu?Então parece que a mulher deve ter sempre o véu.

    2)A mulher no Antigo Testamento usava dois peribolaion´s?Ou seja o peribolaion de tecido e o peribolaion cabelo quando não estivesse no culto?Quando ela fosse orar ela tira o peribolaion e colocava um outro véu para orar?Se no Antigo Testamento a mulher colocava para orar no culto um outro véu que naõ era o véu do dia a dia o que mudou então em 1 Corintios?Se a mulher não colocava um outro véu mas permanecia com o mesmo então ela não teria um véu de costume cobrindo a cabeça no culto?

    3)Quando a mulher passa a ter o cabelo no lugar do peribolaion pode indicar que acabou um costume judaico e passou a ter um costume cristão,visto que era o início do cristianismo e os cristãos tinham absorvido ainda esta cultura judaica do véu,que tinha um significado importante.Paulo então fez um paralelo entre o significado do véu na cultura judaica com a mensagem central da hierarquia teológica que é algo permanente.O uso do véu na cultura judaica representava muito bem com o seu significado algo de similar à hierarquia teológica exposta em 1 Corintios.

    4)Em relação a frase de Paulo "que ponha o véu" parece ter sido no sentido que já que se estava falando da hierarquia teológica e pelo fato do véu ter um significado importante então já que tinha sido absorvido o costume junto com o significado então para evitar contenda que se use o véu então.Os anjos por serem atemporais veem a ordem e a hierarquia tanto fora quanto dentro da liturgia.

    5)Se a mulher for louvar e estudar a Palavra tem que colocar o véu também?Pois a Bibla usa as palavras orar e profetizar apenas.

    Um abraço e felicidades

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado, peça por e-mail o livro digital mais atualizado do Ir. Romário, vc vai obter uma explicação mais profunda sobre o tema.
      Seu e-mail é sakaledah@yahoo.com.br

      Deus te abençoe.

      Excluir
  30. Irmão Luiz, suas perguntas já foram respondidas. O uso do véu está condicionado à oração e profecia. Da mesma forma que ninguém anda profetizando em fila de ônibus, etc., etc., a oração no contexto de 1Cor 11 não diz respeito em andar nas ruas e, MENTALMENTE, clamar a misericórdia de Deus. O uso do véu está condicionado à oração adorativa. Nos momentos em ônibus, em filas, etc, difere do tipo de oração que é feito nas igrejas e dentro dos quartos das nossas casas, muito diferente do tipo de oração que se faz em visitas domiciliares.

    Eu nunca vi alguma mulher profetizando em filas de ônibus, dentro de ônibus, dentro dos bancos, em caixas eletrônicos etc.

    Meu querido, ninguém tira CABELO (peribólaion) para orar ou profetizar. O Véu (katakaluptõ) é posto sobre o cabelo (peribólaion).

    A expressão "QUE PONHA O VÉU" gramaticalmente é uma ordem, mandato, mandamento! Afinal, torno a te perguntar:

    1)O que Paulo está ordenando que se PÔNHA? Cabelo?
    2)Quando ele diz QUE PONHA O VÉU, por questão de LÓGICA, elas vinham de fora descobertas, sem véu. Mande uma mensagem ao meu e-mail que lhe será doado o meu livro digital para maiores escrarecimentos.

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  31. Respondendo – mais uma vez - ao irmão Luiz:

    1)O uso do véu, como já disse, está condicionado à oração e profecia. Da mesma forma que o irmão não vê mulheres profetizando em fila de ônibus, praticando esporte, em caixas eletrônicos de bancos, em sala de aulas, no mercado, supermercado, etc., o tipo de oração dentro do contexto de 1Cor 11, difere do tipo de ‘oração’(?) mencionado pelo ilustre irmão.

    2)No Antigo Concerto a mulher usava apenas um peribólaion (Gênesis 24.65). O cabelo fora dado em lugar de peribólaion apenas no Novo Concerto (1Cor 11.15). Assim, o cabelo comprido substitui o peribólaion, mas em momentos de oração e profecia é ordenado pelo Espírito Santo que ela deve estar com a sua cabeça/cabelo coberto com katakalyptõ (véu). Destarte, perdoa-me se estou sendo direto quando digo: - O irmão está fazendo perguntas que conflitam com suas próprias palavras; sem contar o descabimento frente ao Texto Sagrado. O uso do véu na igreja não se trata de ‘costume oriental’, o ensino apostólico (1Cor 11.1,16) examinado cuidadosamente contraria diametralmente os costumes judaicos e gregos. Dizer que é ‘costume’, é o mesmo que estar afirmando desconhecer o devido ensino X costumes orientais e gregos.

    3)Quando o cabelo comprido foi dado em lugar de peribólaion, acabou-se um costume e foi instituído por Deus o mandamento doutrinário para se cobrir com katakalyptõ, uma cobertura diferente de peribólaion. A passagem de 1Cor 11 nada diz que o devido ensino do uso do véu seria provisório na igreja. Quem isso afirma são os homens, não obstante, é a Escritura nossa única regra de fé e prática e não conceitos humanos contraditórios a ela (Escritura). O uso do véu tem como CAUSA os anjos, estes não são presos a culturas ou costumes humanos e/ou marcos geográficos. Assim é com o uso do véu, pois são eles a causa de tal uso. Se o irmão concordar que o uso do véu era somente em Corinto, terá de concordar que somente ali os anjos se faziam presentes, assistindo a adoração publica dos cristãos (Lucas 1.19;Hebreus 1.14).

    4)Quando o apóstolo escreveu “QUE PONHA O VÉU”, não era COSTUME dos gregos a mulher estar com a cabeça coberta na adoração, portanto, o apóstolo está contrariando o costume grego. A mesma frase também contraria o costume judaico, pois, no judaísmo a mulher não saía de casa sem estar com a cabeça coberta. O texto aponta a permissão de se estar descoberta nas demais ocasiões da vida que não seja para orar e/ou profetizar. Isso contraria diametralmente o costume judaico em que a mulher continua com a cabeça coberta em outras ocasiões da vida. No ensino apostólico o uso do véu está condicionado apenas à oração e profecia, possuindo significado à adoração. O costume não foi absolvido, pois a devida passagem também regula o procedimento do homem, este não deve cobrir-se quando ora e/ou profetiza, há o mandamento de proibição aos homens, contrariando diametralmente o COSTUME judaico onde os homens se cobrem para oração. Querer igualar a passagem de 1Cor 11.1,16 com costumes orientais, é misturar mandamento de Deus com preceito dos homens batendo em liquidificador e oferecer ao público como costume, que tanto faz o uso como o desuso. A Escritura apresenta o uso do véu como um DEVER (1Cor 11.10), e deveres cristãos foram dados por Deus para serem obedecidos e não questionados. Se quisermos servir a Deus devemos obedecer a Ele e não questionar os Seus ensinos, quem assim procede está dando continuidade no ‘ministério’ dos escribas e fariseus, estes sempre se opunham ao Espírito de Cristo.

    5)Quando se louva a Deus em oração secreta em nossos lares (Mateus 6.6), nos cultos (1Cor 11.1,16) a mulher deve usar o véu. Quanto ao estudo e/ou exame das Escrituras não há necessidade, a não ser quando se ora antes de iniciar os mesmos.

    Um forte abraço fraternal.

    Romário

    ResponderExcluir
  32. NO TEXTO GREGO ORIGINAL, O APÓSTOLO PAULO DEIXA CLARO QUE O CABELO FOI DADO "ANTI + PERIBOLAION" = "EM SUBSTITUIÇÃO AO VÉU, OU MANTILHA, PANO QUE COBRE OS CABELOS,

    OU SEJA, A PRÓRPIA TRADUÇÃO ORIGINAL EXPLICA QUE A TEM O CABELO COMPRIDO NO LUGAR DO VÉU"

    ResponderExcluir
  33. Depois de uma explicação tão precisa do Ir. Romário, seja no texto e nos comentários, e ainda tem pessoas escrevendo algo que já foi explicado, é sinal que já leem com opiniões formuladas (qdo leem), outros apenas leem o título e já comentam sem analisar.
    Antes precisam aprender a examinar textos sem opiniões formadas, para que possam entender, seja este ou qualquer outro.
    Para depois contra argumentar, disse contra argumentar e não querer solucionar com 2 linhas.

    AVISO: QDO MODERAR OS COMENTÁRIOS SÓ ACEITAREI AQUILO QUE TRÁS ALGO QUE REALMENTE MEREÇA ER LIDO.

    CUIDADO, AQUI NÃO É FÓRUM DE DEBATES.

    ResponderExcluir
  34. Irmão Junior OMNI...

    Se o irmão observar com atenção, verá que não escreví os devidos termos em francês, mas no grego Bíblico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. .......

      PROSTITUTAS USAM VÉU NA CABEÇA. POR ISSO ELAS SÃO SANTAS?

      É O VÉU NA CABEÇA OU O SANGUE DE JESUS CRISTO QUE NOS PURIFICA DE TODO PECADO?

      É UM PEDAÇO DE PANO QUE SALVA O PECADOR, OU É O SENHOR JESUS PELA SUA GRAÇA E MISERICÓRDIA?

      .
      .
      PODE UM PANO SALVAR UMA ALMA?
      .
      .
      .
      AS SEITAS SE APEGAM AO VELHO TESTAMENTO.

      PAULO FALA DA LEI MOSAICA......A LEI ANTIGA. PAULO CITA "ORDENANÇAS DA VELHA LEI"

      ...................

      MAS JESUS DISSE QUE A LEI E OS PROFETAS DURARAM ATÉ JOÃO BATISTA. OU SEJA, AS ORDENANÇAS DA VELHA LEI ACABOU. PASSARAM...
      .
      .
      A MULHER DEVE TER O CABEÇO CRESCIDO PORQUE O CABELO FOI LHE DADO EM LUGAR DE VÉU, OU A SEMELHANÇA DE VÉU.
      .
      .
      CABELO COMPRIDO, VÉU NA CABEÇA, ROUPA SOCIAL, ETC.... NADA DISSO SALVA O PECADOR !!!
      .
      .
      APEGAR-SE A ISSO É HERESIA !!!

      ***** MOSTREM NA BÍBLIA O SENHOR JESUS MANDANDO AS MULHERES USAR O VÉU ???

      PAULO ESTAVA USANDO A ANTIGA LEI DE MOISÉS.

      A LEI DE MOISÉS ACABOU EM JESUS CRISTO QUANDO MORREU POR NÓS NA CRUZ DO CALVÁRIO. APÓS A MORTE DE JESUS, E A SUA RESSURREIÇÃO, A PORTA DA SALVAÇÃO SE ABRIU PARA TODOS OS POVOS E NÃO SÓ PARA OS JUDEUS.

      PORTANTO, PARA DEUS NÃO HÁ JUDEUS NEM GREGOS, POIS TODOS SÃO IGUAIS E TEM O MESMO VALOR.

      JESUS MORREU POR TODOS. ELE AMA AS MULHERES DE CABELO COMPRIDO E TAMBÉM AMA AS MULHERES AFRICANAS, QUE NÃO TEM CABELO COMPRIDO (E NÃO É UM PEDAÇO DE PANO QUE IRÁ SANTIFICÁ-LAS, E SIM, A GRAÇA E O SANGUE DE CRISTO- NOSSO DEUS E SALVADOR)
      .
      .
      SANSÃO TEVE CABELO COMPRIDO, POIS ERA NAZIREU - TINHA VOTO. MAS PAULO ENSINA QUE O VARÃO NÃO DEVE TER CABELO COMPRIDO. MAS, SANSÃO É DO VELHO TESTAMENTO.

      E JOÃO BATISTA TAMBÉM ERA NAZIREU DE DEUS E TINHA CABELO COMPRIDO. TAMBÉM ERA PARTE DA VELHA ALIANÇA, ATÉ ELE BATIZAR O SENHOR JESUS NO RIO JORDÃO.

      COM JESUS INICIOU UMA NOVA ALIANÇA.

      ***** AS OBRIGAÇÕES DA LEI FICARAM PARA TRÁS.
      .
      .
      .
      DEUS BATIZA AS MULHERES COM O ESPÍRITO SANTO NO TEMPO GRAÇA, E PAULO DIZ QUE AS MULHERES DEVEM FICAR CALADAS ???

      ESTRANHO NÃO ???
      .
      .
      .
      DEUS SELA AS MULHERES COM A GRAÇA DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO E AS PROÍBE DE FALAR EM PÚBLICO, NAS IGREJAS ???
      .
      .
      MUITAS IGREJAS PROIBEM AS MULHERES DE FALAR. MAS, QUAL A RAZÃO DE DEUS BATIZÁ-LAS COM O ESPÍRITO SANTO, SE ELAS NUNCA PODERÃO FALAR NADA NAS IGREJAS ????
      .
      .
      .
      PRECISAMOS LER E ENTENDER AS ESCRITURAS SAGRADAS. PARA NÃO CRIARMOS "DOGMAS" SEGUNDO A FILOSOFIAS DE HOMENS !!!
      .
      .
      .
      PAULO FOI AJUDADO POR MUITAS MULHERES. ELE MESMO MENCIONA QUE PODERIA SE CASAR SE ELE QUISESSE.
      .
      .
      .
      **** MUITOS LEEM A BÍBLIA SAGRADA E FAZEM CONFUSÃO CRIANDO "PROIBIÇÕES" POR FALTA DE ENTENDIMENTO BÍBLICO.
      .
      .
      .

      Excluir
  35. Cabelo ou véu??? A bíblia responde: Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. (I Coríntios 11 : 15)pronto a pergunta que fica é mais simples ainda; o que foi dado em lugar do véu? logicamente o cabelo. simples e pratico é só deixar de mão essa tolice de interpretação deste blog e seguir a bíblia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo teu comentário mostra que vc nem se preocupou em ler as explicações, mostrando que já entra no blog com ideias preconcebidas a fim de se por como o dono da verdade, menosprezando um assunto tão sério e que tem deixado de lado pelas “teologias da vida”, não que eu seja contra a teologia, mas quando se trata de livros, teologias, filmes, etc...temos que ter cuidado e prudência igual quando comemos peixe com espinha.
      Aprende isso meu querido, além de ser deselegante vir num blog da qual despreza, postar comentários depreciativos, principalmente para alguém que se diz genuíno cristão e se alto denomina “missionário” , imagino vc lá no Oriente e dizendo para os mulçumanos abandonarem “as tolices do alcorão”, ou nem precisa ir muito longe, ir no fundão nordestino e falar que servir ao padre Cícero é uma tolice. O que será aconteceria com nosso “amigo missionário”???
      Aprenda primeiro a se comunicar amado, depois tenta expor suas ideias, sem ataques ou depreciações, ok!?
      Fique com Deus.

      OBS: Não postarei mais comentários mal formulados e que não trás nenhum beneficio para os leitores.

      Excluir
    2. A paz de Deus.
      O que leva uma pessoa entrar num espaço, criticar (sem base) e ainda depreciar os outros ?/
      Que Deus, na sua imensa misericórdia tenha compaixão dessas pessoas.

      Excluir
    3. Deus os abençõe muito por essas explicações esclarecedoras

      Excluir
  36. Meus amados entendi que o apostolo Paulo inspirado pelo espirito santo de Deus escreveu que a mulher quando for orar, profetizar (capitulo 11 e verso 6 1 Coríntios) deve colocar ou ponhar o véu e não simplesmente tirar os bóbi do cabelo e soltar o mesmo para horar.

    ResponderExcluir
  37. A paz de Deus...Acho que se nós estamos seguindo a Congregação Cristã do Brasil,é porque acreditamos em sua doutrina,é porque Deus já nos mostrou que é ali que devemos ficar....Mas para aqueles que não acham confortável usar véu..,ou acham que orar de joelhos cansa,porque deus não merece que nos humilhemos pra ele,ou se acham que o cabelo feminino fica mais na moda curto...Então sigam o caminho mais largo mesmo...e deixem nós seguir a Cristo,que é o caminho mais estreito ,em paz.....Não se incomodem conosco...pois estamos muito felizes assim...Glória a Deus...Amado Deus...

    ResponderExcluir
  38. oh caminho estreito difícil, mais toda vez que Deus me usa numa vitória sobre o inferno mais me sinto espiritual, gloria a DEUS!! marchem soldados valorosos, que o galardão e magnifico!!

    ResponderExcluir
  39. SALVAÇÃO É PELA FÉ E NÃO PELO USO DE "VÉU" NA CABEÇA.

    UM TRAJE NÃO SALVA NINGUÉM. AS MULHERES NO ORIENTE USAM "VÉU" E MUITAS MULHERES ADULTERAM E TRAEM OS SEUS MARIDOS.

    O mesmo apóstolo Paulo que fala sobre o uso do "VÉU" ensina que os homens devem saudar uns aos outros com "ósculo santo". Mas no Brasil, se um homem beijar o outro no rosto, mesmo que seja na rua, gera ESCÂNDALO aos olhos do povo, principalmente por causa da questão HOMOSSEXUAL...
    .
    .
    Em Efésios 2:8 Paulo explica a respeito da SALVAÇÃO e a condição para ser salvo em CRISTO JESUS.

    "A SALVAÇÃO NÃO VEM DAS OBRAS, PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE, A SALVAÇÃO É PELA EM CRISTO JESUS..." - Efésios 2:8
    .
    .
    .
    NINGUÉM VAI SER SALVO POR USAR UM "PANO" NA CABEÇA!
    .
    .
    NENHUM HOMEM SERÁ SALVO, POR USAR TERNO E GRAVATA, TODOS OS DIAS DE SUA VIDA.
    .
    .
    .
    USO DE ROUPAS E CERIMÔNIAS RELIGIOSAS, DOGMAS, E DOUTRINAS DE HOMENS NUNCA SALVARÃO NINGUÉM.

    O SALVADOR É JESUS CRISTO, QUE NUNCA FALOU SOBRE O USO DO VÉU COMO REGRA PARA QUE AS MULHERES SEJAM SALVAS.

    TODO GRUPO RELIGIOSO INTERPRETA A BÍBLIA DE FORMA A DEFENDER O SEU PONTO DE VISTA, ACUSANDO AS OUTRAS IGREJAS.
    .
    .
    Conheço mulheres que usam véu na igreja. E VÃO PARA O MOTEL COM OS SEUS "AMANTES" e traem os seus noivos, namorados e esposos.

    QUAL A SERVENTIA DO VÉU NA CABEÇA DE UMA PESSOA ADÚLTERA QUE SE PROSTITUI ???
    .
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo o teu comentário já demonstra que leu o texto superficialmente e com ideias preconcebidas (se é que leu), infelizmente tenho visto muito disto tanto em sites, bloggers e no youtube, aprenda a interpretar um texto pra depois dar sua opinião, claro, respeitado sempre a opinião alheia, outra coisa, sai dessa bobice de ficar apontando defeitos individuais de pessoas para sustentar suas ideias, isso é que coisa de apequenado intelecto.
      Abraço.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  40. Olá Junior Omni

    1) Fé em Cristo requer obediência ao que Ele ensinou e como o véu é mandamento é para ser obedecido e ai se mostra realmente que se tem fé na Bíblia.

    2) Trajes não salvam mas a fé que deve ser seguida obrigatoriamente da observância do mandamento faz parte do salvação sim.

    3) A questão do véu é bem específica e difere do ósculo santo.Em 1 Corintios 14:37 fala que o véu é mandamento pois está no contexto.

    4) Efésios 2:8 fala de obras da lei e de obras sem Cristo. A fé exige boas e santas obras e obediência ao mandamento do uso do véu.

    5) O uso do véu é mandamento portanto implica em salvação tal obediência pois o uso do véu está diretamente atrelado a fé genuína em Deus e na Bíblia.

    6) Paulo falou sobre o véu e Paulo recebeu de Cristo isso.

    7) A Igreja de Cristo obedece o mandamento do uso do véu.

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O VÉU É MANDAMENTO DO NOVO TESTAMENTO
      OU DA VELHA LEI DE MOISÉS ????

      MOSTRE JESUS MANDANDO AS MULHERES
      USAR O VÉU ???

      Excluir
  41. Oi Junior Omni

    Em 1º Corintios 11 : 1-16 o santo Paulo fala sobre o mandamento do véu. No Antigo Testamento tinha o costume para os judeus mas o mandamento está no Novo Testamento para as mulheres cristãs.

    Paulo recebeu o Evangelho de Cristo através dos apostolos, e outra Paulo foi um grande pregador e santo e ele estava com o Espirito Santo de Deus logo o que ele escreveu faz parte da Palavra. O Novo testamento naõ para nos 4 Evangelhos as cartas e Apocalipse também fazem parte da Palavra.

    Jesus nunca falou sobre o dom de línguas espirituais.

    Em 1 João 5:2-3 fala da importância dos mandamentos.

    Luiz

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...