sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SAIU ÁGUA E SANGUE DO LADO DE CRISTO? ALGO SOBRENATURAL?


Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado; Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais. Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado. E outra vez diz a Escritura: Verão aquele que traspassaram. ( João 19:31-37 )


Esses versículos trás alguns detalhes importantes, porque quebrar as pernas daqueles que eram crucificados?

Simples qdo os romanos queriam apressar a morte do crucificado, eles quebravam a perna dos miseráveis, pois assim eles não poderiam apoiar sobre suas pernas para poderem respirar, como foi explicado no tópico sobre a crucificação de Jesus Cristo ( Setembro ). Mas qdo os romanos foram quebrar as pernas de Cristo constataram que o Mestre já estava morto, cumprindo a profecia dos Salmos que nenhum de seus ossos seriam quebrados.

Mas antes de Cristo morrer, como já foi relatado nesse blogger, Jesus Cristo sofreu o choque hipovolêmico.



HIPOVOLÊMICO: Hipo significa “baixo”, vol significa “volume” e êmico significa “sangue”, então choque hipovolêmico signifca que a pessoa está sofrendo o efeito de perder grandes quantidades de sangue.

Isso ocasiona 4 coisas:
1º) O coração esforça-se para bombear mais sangue, mas não tem de onde;
2º) A pressão sanguinea cai, causando desmaio ou colapso;
3º) Os rins param de produzir urina, para conservar o volume de sangue que sobrou;
4º) A pessoa fica com muita sede, pois o corpo pede por liquido para repor o sangue que perdeu.

Com isso, o coração do Senhor Jesus acelerou-se, batendo rapidamente por um algum tempo, o que contribuiu para fazê-lo falhar, provocando o acúmulo de líquido na membrana em torno do coração, conhecido por efusão pericardial, bem como em torno dos pulmões, conhecido por efusão pleural.

E qual o motivo de se mencionar isso?

Simples, qdo o soldado romano lancetou o lado de Cristo na cruz, saiu água e sangue, esse liquido é a efusão mencionado; certeza a lança furou o pulmão atingindo o coração, o líquido tem aparência transparente, como água, e é seguido de um grande volume de sangue, como relatado por João em seu evangelho.

Mas alguém pode contestar que o evangelho menciona sangue e água, até mesmo dizer que o evangelho de João está em contraste com a sua epistola:
"Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade." (I João 5 : 6)

O que muitos não sabem é que no grego as ordens das palavras não determina necessariamente a ordem dos fatos, mas sim a sua importância, sendo que; como houve mais sangue do que “água” [ João não tinha noção sobre as efusões, constatada pela ciência atual, apenas descreveu o que viu], ele menciona água pq o liquido é semelhante.

Assim, mostra que a bíblia hoje é verdadeira no sentido cientifico, arqueológico e até filosófico.

Por isso, permaneçam firmes nas palavras das Escrituras Sagradas, mesmo que a primeiro momento vc não compreenda alguma parte, mas com o tempo tudo é esclarecido, não precipite e nem apresses em abandonar a fé na Bíblia que fala do único meio de se salvar, que é por meio de Cristo.

Deus vos abençoe!

22 comentários:

  1. Prezado irmão em Cisto Jesus, não estaria você tentando explicar o divino por "conhecimento humano", desta forma (inocente) contribuir para que a ciência tente confundir com sua lógica técnica algo que eu considero tão belo e maravilhoso? Explico: O SANGUE E A ÁGUA NO CORPO DE JESUS não seria a prova de suas duas essências, a humana e a divina? Em seu corpo porventura não corriam separados o espírito (Deus) e a essência humana (sangue)?
    Grato se me esclarecer, sempre lembrando que prefiro as razões da fé pela fé e não as razões da fé justificadas pela ciência que mata a fé!!!
    De seu irmão em Cristo, Serafim.
    E-mail: serafimvolmar@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amado em Cristo Jesus; de forma alguma. O que ocorreu não tem nada de sobrenatural, com foi bem explicado, além do mais não havia motivo pra tal. Qto o sangue e água (como vc diz) ser uma prova da natureza divina e humana de Jesus não corresponde. Pois só é possível provar aos incrédulos pelas Escrituras que Jesus é Deus pela sua ressurreição......se um dia (não vai acontecer) os céticos e ateus provarem que Jesus não ressuscitou o cristianismo acaba.
      "E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam" (1 Coríntios 15:13-15).

      O texto demonstra claramente que Jesus Cristo era 100% humano e morreu como homem pelos nossos pecados. Ele nunca deixou de ser Deus, porém não fez uso de seus atributos divino em beneficio próprio.
      "Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Filipenses 2:6-8)

      Deus te abençoe amado. Abraço fraterno.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fraco esse seu argumento!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinta-se a vontade para me enviar um melhor argumento ou vc é mais um mistico?

      Excluir
  4. Graça e paz!
    Muito boa esta matéria. Com certeza vai acrescentar e enriquecer meu estudo com base neste tema.
    Que nosso Deus continue te abençoando.
    Paz!

    ResponderExcluir
  5. Muito rica a matéria mesmo, precisamos mesmo desse tipo de estudo; Mas eu me convenço de que a Bíblia é muito mais profunda e esconde muito mais coisas do que podemos imaginar. Não seria para mim difícil de acreditar que Deus usa a maneira que ele quer para mostrar sua grandeza,seja ela "sobrenatural" ou não, e se esse fato nos mostra algum "mistério" só o Espirito Santo pode nos afirmar. Parabéns pela matéria, a paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  6. As escrituras não fala a profundidade que a lança entro no corpo de Cristo, então não tem como dizer que atingiu o coração dele, aquele momento foi água que foi lançado para purificação dos pecados somente

    ResponderExcluir
  7. Já tinha lido essa explicação no livro "Em defesa de Cristo", que por acaso recomendo! :)

    ResponderExcluir
  8. Já tinha lido essa explicação no livro "Em defesa de Cristo", que por acaso super recomendo :)

    ResponderExcluir
  9. Gostei da materia....Esta completamente certo em afirma que o que matou Jesus foi uma severa hemorragia. Sou cristã, amo o meu Senhor Jesus e aceito o seu sacrificio por mim. Jesus é meu Senhor, Redentor e Salvador.

    ResponderExcluir
  10. A paz do senhor meu amigo o que o apóstolo João viu é o que chamamos de glóbulos branco, que não deixa de ser sangue, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu querido. Não, ele viu sangue misturado com fluído semelhante a água conhecido como efusão pericardial e efusão pleural; acredito que vc já ouviu o dito popular água no pulmão. Por ser um líquido transparente o apóstolo descreveu como água. Deus te abençoe.

      Excluir
  11. A Paz do Senhor amados, ouvi dizer que água e sangue é um caso raro que leva a causa da morte chamada paixão profunda e essa é a maior prova da morte de Jesus,morreu por nôs amar de mais...

    ResponderExcluir
  12. A Paz do Senhor amados, ouvi dizer que água e sangue é um caso raro que leva a causa da morte chamada paixão profunda e essa é a maior prova da morte de Jesus,morreu por nôs amar de mais...

    ResponderExcluir
  13. A fé é para nós os que cremos, mas para os demais é necessário mais do que fé, por isso o acréscimo da parte científica para enriquecer o estudo ! Muito bom !

    ResponderExcluir
  14. Eu creio q não perfurou o coração de Jesus...nao seria necessário, na minha opinião. Aqui vamos sempre ter opiniões e ideias diferentes...mas sei que foi algo sobrenatural, algo incrível e profundo nos mistérios de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Princesa
      Concordo. Coisas espirituais não tem como ser explicadas, quando fazem isso mais confundem do que explicam.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...